quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Filmes interessantes A fita branca

Ola pessoal, faz um tempinho que nao escrevo nada nao e? A verdade e que tenho trabalhado muito nas camisetas e em breve postarei fotos de mais pecas e pecas inteirinhas trabalhadas a nao ... Deu um super trabalho mesmo rsrsr, mas voltando ao topico, como voces sabem, adoro filmes alternativos, e este esta em cartaz no cine Belas Artes, um Filme impar, que vc nao pode deixar de assisitir. O longa, A fita Branca, do mesmo diretor de Castelo ( que vc tb deve assistir), Foi eleito o melhor filme estrangeiro na 67 Globo de Ouro, sem falar que no ano passado ganhou a Palma de Ouro em Cannes. E um filme pesado, mas muito autentico, prende a atencao e deixa o expectador tenso, a historia se passa mim vilarejo por volta de 1913, as vesperas da primeira guerra mundial. Os personagens sao criancas e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primario da vilarejo, alem de seus familiares. O desenrolar da trama se da quando estranhos acidentes comecam a acontecer e a adotar um carater ritual punitivo.
Em A Fita Branca, o cineasta Michael Haneke volta a aproximar-se de filmes desafiadores de sua carreira, como Caché e A Professora de Piano, para contar uma parábola sobre a maldade humana.

O narrador da história, que se passa às vésperas da Primeira Guerra Mundial, é um professor de uma pequena aldeia no norte da Alemanha. Nesse local provinciano, de poucos moradores, que diversas tragédias se descortinam a partir do momento em que o médico local é vítima de um atentado que o leva a cair do cavalo. O acontecimento assusta os moradores de imediato, que passam a testemunhar estranhas e violentas situações no pequeno povoado.

Paralelamente, observamos em A Fita Branca como as crianças da aldeia sofrem, principalmente com o excesso de rigor na educação. Chegar mais tarde depois da escola pode ser motivo de açoitamento. É com brutalidade extrema que os adultos educam suas crianças e todas as tragédias do filme são consequência desses atos violentos. A fita branca do título remete ao símbolo utilizado pelo pastor local na educação de seus filhos: ela simboliza a inocência, a qual ele acredita estar sendo perdida por qualquer deslize natural de seus filhos. Inevitavelmente, as crianças nesta aldeia crescem com uma noção precisa do senso de crueldade. O único personagem que parece ter certo distanciamento mais crítico, digamos, da realidade toda é o professor e narrador, que vive sozinho, longe do pai. Coincidência? Haneke não quer apresentar respostas ou analisar a complicada essência humana: ele dá espaço para que o espectador pense nestas questões e por isso a perturbação.

Haneke desenvolve um drama de forma silenciosa, com fotografia em preto-e-branco. Sem grandes movimentações de câmera – aliás, a câmera está parada o tempo todo, contemplando a ação, em enquadramentos perfeitos -, firulas estéticas e numa montagem sóbria, A Fita Branca é desenvolvido sobre o roteiro e as atuações, especialmente do elenco infantil, dando a base perfeita para que o espectador se sinta no mínimo incomodado com a crueldade adulta que permeia todo o longa. É um filme forte, contundente e reflexivo. Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009, Haneke mostra mais uma vez que seu cinema não perde a força com o tempo, pelo contrário: o cineasta consegue provocar o espectador como poucos. (fonte: click filmes)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Elke parabens... to apaixonada pelas camisetas, bolsas e o blog...De mas dicas de filmes isso e muito legal... a do Chaplin e campea linda, tem planos para fazer uma linha mais roots fashion rsrs Bob, Rauzito, Janes... Quero muito essas estampas mas em vestidinhos de coton curtinho? beijos muito contente por ver seu sucesso..Aline

    ResponderExcluir
  3. ahh que bom que gostou, ahh quanto as camisetas roots já fiz sim, vou postar fotos, tem da Janis, do Noel Rosa, da Maysa, do Bob Marley, Madonna, Reggae ... e os vestidos estão em processo de produção logo logo posto as fotos!!! E ai como estão as coisas por ai, depois quero falar com vc no skype, saudades!!!

    ResponderExcluir